Dicas de Negócios Sustentáveis: Saboaria

Com a conscientização das pessoas em utilizar produtos sustentáveis, a procura pela produção natural, artesanal e sem agressão ao meio ambiente está se tornando cada vez maior. Portanto uma ideia de negócio sustentável que pode dar certo é fazer sabonetes artesanais. Mas o que é necessário para começar esse processo?

De início você pode começar fazendo sozinho algumas poucas unidades para divulgar seu trabalho, portanto o investimento inicial será baixo, além de que a maioria das ferramentas e acessórios são comuns nas cozinhas e só será necessário comprar alguns ingredientes e as formas de silicone.

Então é preciso um conhecimento técnico na produção de sabonetes, como por exemplo o derretimento da glicerina, preparação de base, cortes, entre outros. Se você procura um curso que te ensine essas técnicas e ainda voltado para sabonetes que utilizem técnicas da aromaterapia, recomendo o Saboaria Aroma, que auxilia a aumentar a qualidade de vida daqueles que utilizam os sabonetes naturais.

Alguns dos equipamentos que você irá utilizar são: fogão, panela, mesa de apoio, faca, borrifador, bacia de plástico, espátula e moldes. São recomendados moldes de silicones por causa da flexibilidade e resistência principalmente no momento de desenformar. Além disso, utilize sempre matérias prima de qualidade, e entre elas estão: glicerina, essências, lauril e corantes.

O mercado de higiene pessoal é um dos que não entra em crise facilmente. De acordo com o SEBRAE, os dados mostram que as perspectivas para produtos de higiene e perfumaria são as melhores, e elas crescem continuamente a cada ano. Chegou a faturar 101,7 bilhões de reais em 2014, de acordo com a Exame.

Além disso, um dos pontos positivos desse mercado é que com o tempo e contentamento dos clientes você pode ir expandindo a linha de produtos para cremes, perfumes, lembrancinhas e produtos para o ambiente como aromatizador por exemplo. São diversas opções que podem garantir um futuro de sucesso profissional.

Então, o que você está esperando para começar o seu negócio?