Os Requisitos Mais Importantes Na Hora De Negociar

Não é todo mundo que possui o dom da negociação e consegue argumentar até chegar em uma decisão que seja de bom senso para ambas as partes. Mas se você possui seu negócio próprio, pode ter certeza que você passará por essa situação em algum momento, para obter um resultado eficaz é necessário que você tenha em mente alguns pré-requisitos para negociar com competência, veja quais são eles:

1 – Domínio do Assunto

Acho que pode se dizer que este é o mais importante, porém não desmerece a importância dos outros já que só funciona se todos estiverem atuando juntos, Enfim, para negociar com alguém, é essencial conhecer o assunto com profundidade para não correr o risco de ser deixado para trás pelo outro negociador. Conforme o tipo da negociação, às vezes é necessário recorrer a dados relativos aos seus concorrentes ou mercado por exemplo e que afetam diretamente a negociação.

2 – Relacionamento Interpessoal

A habilidade interpessoal é a capacidade de se comunicar, ouvir e argumentar, sempre adotando uma conduta de confiança, flexibilidade e empatia para assim criar um ambiente de cooperação. Pode-se dizer que este é a base para os entendimentos que viram a seguir.

3 – Conhecimento de Técnicas de Negociação

O que envolve a habilidade de utilizar estratégias e táticas adequadas para o momento, então você precisará ter um pensando rápido que o ajude a adaptar conforme a situação. É necessário saber se planejar, executar e controlar as fases, lidar com impasses e obstáculos.

Por fim, tenha em mente que a negociação nada mais é do que uma parceria. Não importa os seus sentimentos pessoais em relação uns aos outros, precisa deixar tudo isso de lado e agir profissionalmente até chegaram em uma decisão de bom senso. Veja esse vídeo da exame para te ajudar mais:

4 Tipos Mais Comuns de Negociação

Espero ter te ajudado, até a próxima!